Apresentação

08/08/2012 - 14:28:00

A Associação Preventiva de Acidentes e de Assistência às Vítimas do Trânsito – APATRU, é a responsável pelo planejamento, administração e gerenciamento do Banco de Dados Permanente dos Acidentes de Trânsito com Vítimas do Município de São José do Rio Preto - BDSJRP, por meio de convênio com o governo municipal – Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança.  Visa colocar à disposição dos técnicos de trânsito e tomadores de decisão, um conjunto de estatísticas que possibilita a otimização das intervenções de operação, engenharia, fiscalização e educação para mobilidade urbana. É divulgado no site da APATRU para disseminação de informações para a imprensa e a sociedade;
São consideradas as características básicas da mobilidade do município tais como: população e frota de veículos. Disponibiliza índices de acidentes de trânsito ocorridos na malha urbana do município, a evolução e a sua distribuição, apresentando as principais vias e cruzamentos onde ocorre o maior número de acidentes.
Oferece estatísticas sobre as condições físico ambientais das vias, a natureza dos acidentes, dias da semana e horário em que mais ocorrem.
Contempla as variáveis socioeconômicas das vítimas, tipos de lesões sofridas, e sua condição no veículo - condutor ou passageiro, cujo resultado estatístico é utilizado nos programas de educação para o trânsito. Também variáveis do pré Atendimento Hospitalar para atender os parceiros da área da saúde.
Dessa forma oferece aos parceiros possibilidades de estudos para entendimento dos fenômenos de trânsito em nosso município.
O trabalho iniciou no ano de 2007 e apresentou como resultado 26,93% de redução de mortes fatais nas vias urbanas e 22,58% nas rodovias no período de 2007 a 2011, considerando o aumento da frota de veículos do município. Em relação aos índices das vítimas com lesões graves observou-se que no período mencionado houve redução de 33,04% nas vias urbanas e 39,69% nas rodovias.



Bem vindo a Apatru!

  Quer ser um voluntário? Inscreva-se já.