Construindo a Paz no Trânsito - Editorial da Equipe Interistitucional

3/11/2008 - 14:56:00

Todas as ações executadas pela APATRU seguem as diretrizes da Proposta do Brasil para Redução de Acidentes e Segurança Viária, sendo feitas de forma intersetorial com as áreas de segurança, saúde e educação. Este trabalho é executado por meio de convênio com o Governo Municipal (Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança) que repassa recursos finaceiros oriundos da fiscalização. A contra partida da APATRU são as horas técnicas doadas pelos especialistas voluntários, serviços e materias doados por sindicatos, concessionárias de rodovias e outros:



  •  BANCO DE DADOS PERMANETE DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS DO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO:

Define indicadores para implementação de atividades educativas e direciona as intervenções da engenharia de tráfego e fiscalização.


Variáveis:

Dos acidentes: local de ocorrência, ranking dos bairros, condições físico ambientais, tipos de acidentes, horários e dia da semana;

Dos Veículos: tipos de veículos, ano de fabricação e danos do veículo;

Das Vítimas: perfil socio-econômico (faixa etária, gênero, local de residência, escolaridade, profissão); tipos de lesões e óbitos em até 30 dias.

As demais variáveis constam no regimento interno do Banco de Dados disponibilizado no menu próprio: http://www.apatru.org.br/sites/institucional_002/interna1.asp?dados=1:1:60:3:1


         É divulgado no site da APATRU para disseminação de informações para a imprensa e a sociedade;

         É utilizado para trabalhos acadêmicos e artigos científicos na Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP, Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto – FAPERP, Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP e Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR.


  • EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA REDE DE ENSINO COM PRÁTICA PEDAGÓGICA:

Educação Infantil II e Ensino Fundamental: Eventos educativos com teatro e palestra focando os temas para os usuários mais vulneráveis: Pedestres (travessia segura), Passageiros (cinto de segurança) e ciclista (direção preventiva), atendendo 25 escolas da Rede de Ensino;

Ensino Fundamental (8º e 9º anos): Projeto Trânsito Saudável:

Evento educativo com teatro e palestra; Treinamento com os alunos para pesquisa de campo nos pontos críticos apontados pelo banco de dados, visando detectar as condições das vias (Relatório para o Secretário de Trânsito e Transportes) e fatores comportamentais que serão temas abordados em aulas e campanhas.

Ensino Médio: “Transitando em Sociologia”:

Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Fornece Planos de Aulas bimestrais, de acordo com o programa do estado de São Paulo para esta disciplina, além de um professor de sociologia/educação para o trânsito.

Iniciará em agosto de 2012.

Concurso Motociclístico: Objetivo de prevenção de acidentes com motocicletas para os alunos da Educação para Jovens e Adultos – EJA.
            Jornada Universitária: Projeto desenvolvido com a faixa etária de maior risco em acidentes de trânsito de 18 a 30 anos apontado pelo banco de dados, com o objetivo de proporcionar momentos de análise e de reflexão sobre a violência no trânsito.

As palestras, com temas específicos para cada curso foram realizadas por voluntários Professores Doutores da APATRU.


  • CAPILARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO:

Campanha da Fraternidade quando o tema permite transversalizar, ex: Saúde Pública – ano 2012;

Palestras de prevenção nas empresas focando motociclista, participando das SIPATS, tendo em vista os acidente de trajeto para o trabalho;

Campanha “Amigo da Vez”: Realizada em points da juventude, alertando sobre os riscos de beber e dirigir, em parceria com a Polícia Militar, que simultaneamente realiza a Blitz Operação Direção Segura com fiscalização.


  • ESTRATÉGIA PARA INTEGRAÇÃO COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO VISANDO UMA MÍDIA CIDADÃ:

Circuitos do álcool com a participação de profissionais dessa área (jornais, rádios e tvs);

Informações estatísticas específicas quando solicitadas pela imprensa;

Site da APATRU com divulgação de artigos científicos, legislação, guia de orientação dos direitos das vítimas e informações estatísticas. Visa também prestar contas à sociedade sobre as ações realizadas por meio de recursos públicos (convênio com o governo).


  •  ASSISTÊNCIA AS VÍTIMAS DO TRÂNSITO:

Elaboração do Guia de Orientação dos Direitos das Vítimas do Trânsito, desde o ano 2005, que oferece passo a passo as principais informações no caso de um acidente de trânsito, bem como sobre a rede social (reabilitação, assistência social, CEREST, Atendimento jurídico gratuito, previdência social e DPVAT). É distribuído nos locais de maior fluxo das vítimas (hospitais, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia (militar, rodoviária e civil);
           Acolhimento e orientação às vítimas na sede da APATRU (quando solicitam).



 






Bem vindo a Apatru!

  Quer ser um voluntário? Inscreva-se já.